Gráficos de Desempenho do Aluno
UX Design, UI Design
2019
Proposta de iteração para a seção de gráfico de estudos, repensando a apresentação da performance individual e comparativa dos alunos em relação aos concorrentes. Os gráficos fazem parte de uma plataforma de estudos para alunos graduandos em Medicina que decidem por seguir em uma carreira médica como especialista e necessitam ser aprovados em um exame de qualificação. Nesse projeto fui responsável por conduzir uma reunião inicial de briefing do projeto em formato de workshop, criar uma pesquisa em formato de questionário para enviar aos alunos e traduzir as descobertas em uma nova proposta de wireframe. A seguir o wireframe foi traduzido em um protótipo de alta fidelidade para desenvolvimento.
Interface atual
Por se tratar de uma iteração de uma funcionalidade já existente, realizei uma análise da plataforma
atual.

Gráficos
Na interface atual daquele momento, os alunos podiam selecionar visualizar o desempenho de acordo com 3 instituições do interesse em que realizariam o exame de aptidão.
De acordo com essa seleção, visualizariam:
- Total de horas estudadas, total de horas estudadas pelos concorrentes e total de horas estudadas pelos candidatos aprovados (os dados relacionados aos candidatos aprovados não estavam disponíveis, por não haver essa informação no banco de dados);
- Percentual de objetos consumidos, percentual de objetos consumidos pelos concorrentes, e percentual de objetos consumidos pelos candidatos aprovados (os dados relacionados aos candidatos aprovados não estavam disponíveis, por não haver essa
informação no banco de dados);
- Exercícios realizados, exercícios realizados pelos concorrentes, exercícios realizados pelos candidatos aprovados (os dados relacionados aos candidatos aprovados não estavam disponíveis, por não haver essa
informação no banco de dados);
- Acertos em questões de simulados, acertos em questões de simulados realizados pelos concorrentes, acertos em questões de simulados realizados pelos candidatos aprovados (os
dados relacionados aos candidatos aprovados não estavam disponíveis, por não haver essa
informação no banco de dados);
Pontos de atenção:
- Duas mensagens relacionadas ao consumo e proficiência do aluno, com dicas práticas de como melhorar a performance.
Proficiência nas especilidades:
Os números comparam a performance dos alunos, concorrentes e candidatos aprovados (os
dados relacionados aos candidatos aprovados não estavam disponíveis, por não haver essa
informação no banco de dados).
Ritmo de estudo:
- Métrica do conteúdo consumido em relação ao conteúdo total do curso.
Os números comparam a performance dos alunos, concorrentes e candidatos aprovados (os
dados relacionados aos candidatos aprovados não estavam disponíveis, por não haver essa
informação no banco de dados).
Workshop
Durante o workshop para construção do briefing do projeto, utilizamos a matriz CSD para envisionar os desafios do projeto.
Através dessa metodologia alinhamos as certezas, dúvidas e suposições, que iriam no futuro guiar a minha pesquisa com os usuários.
Certezas

Dúvidas

Suposições

Pesquisa
Criação de um formulário de pesquisa com o intuito de conhecer as necessidades e preferências dos alunos em relação aos
gráficos de desempenho da plataforma.








Insights da pesquisa
- Manter a comparação entre o estudante e os concorrentes;
- Principais dados a serem apresentados;
- Manter o progresso em cada especidalidade;
- Os gráficos de preferência dos alunos;
- Principais dificuldades: falta de organização e disciplina de estudos.
Wireframes



Protótipo Versão 1

Protótipo Versão 2

Protótipo Versão 3

Detalhes do protótipo
- O magenta representa todos os dados do aluno, enquanto o branco representa os dados do concorrente;
- Os gráficos podem mudar de cor (verde, amarelo e vermelho) para representar a probabilidade de aprovação no exame.
- Notas gerais e notas para cada exame.
- Dicas sobre o que e como estudar para melhorar o desempenho geral.

